"xô, papão!" 

No quarto dos primos, na casa dos avós, o menino Jorge aprende a lidar com o medo do Bicho Papão.

Cenário por
@marcellareynol

Com o clima da noite, a arquiteta Marcella Reynol desenhou o cenário para esta história que ajuda as crianças a lidar com seus medos e fantasias. O sótão na casa dos avós tem 42 m2 e não é apenas um quarto de dormir, é o cantinho dos netos, com espaço também para brincar, com balanço, cestos e caixotes com brinquedos, mesinhas para diferentes atividades e uma grande área livre.

Como a Vó Maria é "a melhor contadora de histórias do mundo", organizadores de livros não faltam, tendo um ao lado de cada cama.

O projeto apresenta um estilo moderno, que mistura concreto, ferro e madeira. Mas também tem um toque
 

vintage com jeito de "casa de vó" e que nos leva aos contos clássicos: o papel de parede lembra o bosque da Chapeuzinho Vermelho.


Além da iluminação suave e das vistas escuras pelas janelas, clima da noite é reforçado por outros elementos: o nicho na parede e os tapetes em forma de estrela. Segundo Marcella, "a história conta que Jorge foi engolido pelo medo e está na barriga da noite. Por isso incluí os tapetes em forma de estrelas que, em planta, me lembra muito a tal “barriga da noite”."

Outros detalhes que vemos no cenário trazem a "ação" da história: a vassoura atrás da porta, a lightbox que a vó Maria

acende para acalmar Jorge e as 5 plaquinhas desenhadas pela personagem espalhadas pelo ambiente.

Desenhar partes do Bicho Papão nas plaquinhas foi a solução encontrada pelos avós para ajudarem Jorge a lidar com esse medo. As plaquinhas viraram amuletos! Dessa forma, a fantasia e a imaginação foram estimuladas de forma positiva. Essa experiência divertida, de "criar amuletos", invadiu o sonho de Jorge, que "resolveu" o problema ao ver sua avó varrendo os pedaços do monstro.

Vale dizer que, fantasiar que existe algo ameaçador não é , necessariamente, ruim. Isso faz parte do desenvolvimento e, muitas vezes, ajuda a proteger de possíveis riscos reais.

Escada
Escada

camas
camas

Perspectiva escada
Perspectiva escada

Escada
Escada

1/9

MARCAS PARCEIRAS DO AMBIENTE

Papel de parede: Mama Loves You
Colchas: Pilulito
Cachepôs: Selvvva

PRODUTOS ATELIÊ BAOBÁ PRESENTES NESTE AMBIENTE

(para arquitetos e designers)