VARANDOTECA

Assinado por Decor Petit

1/20

Inspirada por uma nova forma de ocupar a casa – e mais precisamente a varanda - , Izabella Escabeche, da Decor Petit, projetou a “Varandoteca", um espaço pensado para a família das gêmeas Cora e Laura, de 4 anos, e do caçula Bento, de 2 anos. O espaço mede 16m2 e será transformado não só em uma brinquedoteca para as crianças, mas também contará com cantinho de leitura e descanso para os adultos. Um espaço lúdico, colorido e cheio de estímulos criativos, onde toda a família se apropria e passa o tempo junto. 

 

A ideia de projetar um ambiente comum a adultos e crianças foi muito bem pensada. Em tempos em que pais e filhos estão atarefados, é muito especial um momento quando os pais podem passear os seus olhos sobre as crianças que brincam, esquecendo-se da função de educar, mas sim curtindo o momento juntos. Não só une e cria intimidade entre pais e filhos, como fortalece o vínculo afetivo - tão necessário para o desenvolvimento de uma criança saudável. Participar da brincadeira é transformar essa criança em um adulto sociável, inteligente, emocionalmente mais equilibrado. 

Mais do que isso, esse é um ambiente que propicia inúmeras formas de brincadeiras de faz-de-conta, também conhecidas como jogos simbólicos. Essas são atividades lúdicas importantes para as crianças desenvolverem sua autonomia, expressarem suas aprendizagens, desenvolvendo sua imaginação, criatividade e controlando suas ansiedades e angústias. 

Com essas brincadeiras, as crianças podem "entrar" no mundo dos adultos: brincam de ser a mamãe, o papai, a professora.

 

Quando fazem representações de papéis, de forma lúdica, elas expressam seus sentimentos, ao mesmo tempo que se colocam no lugar do outro. Isso contribui para a construção de sua vida social, para o desenvolvimento da identidade, do aspecto cognitivo, motor, social, afetivo e emocional – e, com certeza, ajudará a enfrentar com mais facilidade o mundo real e as dificuldades em sua vida.

A leveza e a brincadeira já começam logo na entrada, onde está o cantinho de leitura com um tablado que serve para deitar e ler um livro, descansar nos almofadões..... uma delícia! O tablado também vira um palco para as crianças se apresentarem em peças de teatro e shows de música. As crianças adoram se exibir para os adultos! 

 

Ali mais para trás, na parede do fundo, o mezanino com escada para as crianças serve para que possam explorar à vontade, subir e descer, estimulando a motricidade do corpo. Já na parte superior, um cantinho “fechado" lembra um navio com escotilhas, ambiente perfeito para brincadeiras simbólicas. Enquanto na inferior, tem mini cozinha e cabideiro com fantasias.... um universo lúdico completo! Ah...e ainda tem mais! Balanço de teto, uma grande lousa.... São muitos os elementos que estimulam um mágico faz-de-conta.

Em outro cantinho da varandoteca, uma parede de azulejo ajuda a desenvolver a coordenação visomotora. Como? Bom, ali a criança faz desenhos grandes e largos com o braço, de um outro ângulo, vistos enquanto ela está em pé, e ocupando outro espaço - não se limitando somente à folha de papel. 

 

 

Ali, o chão está forrado com um tapete de grama sintética, o que traz novas sensações aos pezinhos descalços. Na descolada mesinha coletiva, fica possível criar atividades que estimulam a coordenação motora fina, como, por exemplo, pintura, recorte, colagem, montagem, moldagem de massinhas etc. A mesinha com as cadeirinhas são essenciais para o aprendizado de uma boa postura, desenvolvimento de hábitos de educação saudáveis e melhor concentração.

 

Para manter a organização – que a gente sabe que não é tarefa fácil! - caixotes de madeira e cestos de tecido para guardar os brinquedos são boas pedidas. Esses objetos também ajudam a desenvolver a capacidade de classificação (eles que setorizam os próprios brinquedos!), tão importante para o desenvolvimento cognitivo.

 

Aqui tem horta e jardim também, tudo que leva a criança a despertar o amor à natureza e a valorizar o alimento, que nasce e cresce na sua casa. Além disso, os cheiros e sabores da hortinha estimulam os sentidos. Nas paredes, a pintura manual dos artistas Manu e Rafa, da Manual Design - com desenhos inspirados no trabalho do pintor Henri Matisse entitulado ‘cut-outs’ -, fazem alusão aos desenhos produzidos pelas crianças. 

 

É um espaço encantador, onde é possível se reunir em um ambiente tranquilizador e ao mesmo tempo estimulante ao desenvolvimento. Confortável, acolhedor... Aquele cantinho do lar especial para toda a família.

 

MARCAS PARCEIRAS DO AMBIENTE

Almofadões: Lille Piá - @lille.pia  

Poltronas, mesa lateral, banco madeira, guirlandas para plantas e luminárias pendentes de madeira: Boobam - @_boobam_  

Tapete vinílico: Mama Loves You - @_mamalovesyou  

 

Mini cozinha e geladeira: Ateliê Materno - @ateliematerno  

 

Colchões dobráveis: Gema Casa - @gema.casa  

 

Pintura feita a mão nas paredes: Manual Design - @manualdesign_  

 

Quadros obra de arte crianças: Juliana Nascimento @_ju.na  

Vasos: Vasap Design - @vasapdesign

 

Piso ladrilho hidráulico: Ladrilar - @ladrilar  

Grama sintética: Erbus Interfloor - @erbus.br  

PRODUTOS ATELIÊ BAOBÁ PRESENTES NESTE AMBIENTE

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER