QUARTO compartilhado

Assinado por Uêbaa Design

1/5

Projetar um quarto para ser compartilhado pela Maria Fernanda, de 6 anos, e pela Mariana, de 6 meses, foi um desafio e tanto! As diferentes idades possuem necessidades distintas e bem pontuais. Além de procurar atender a cada criança, o projeto de 15m2, assinado pela Andrea Chapira, da Uêbaa Design, teve como missão apresentar soluções que funcionarão por muito tempo, acompanhando o crescimento de ambas.

 

Esse quartinho compartilhado é um exemplo perfeito para quem não tem muito espaço dentro de casa, situação cada vez mais comum hoje em dia. Tornar um ambiente uma coisa só, quarto e brinquedoteca, é uma solução muito prática, muito funcional.

Para começar, berço e trocador ficaram acoplados sobre uma base de uma cama de solteiro. Assim, quando Mariana sair do berço, basta tirar o módulo do trocador e as grades do berço para ter uma cama. Nesta base, ainda temos um nicho com um colchonete dobrável, que servirá de apoio para os pais nesse primeiro momento com a bebê e, futuramente, para as meninas receberem as amigas com bastante diversão.

Para a bebê de 6 meses, vê-se a preocupação em apresentar estímulos motores e também sensoriais e perceptivos. Ao colocar hangers com plantas sobre a poltrona de amamentação, eles atuam como um móbile, com diversos tamanhos, formas e movimentos das folhas que despertam sua percepção, processo que torna consciente os objetos e os eventos por meio dos sentidos.

 

A guirlanda colorida de corações de feltro, por exemplo, é outro estímulo visual que faz com que ela perceba que as cores são diferentes, mas também é um estímulo sensorial, uma vez que está ao alcance de suas mãozinhas.

 

Esses estímulos despertam a curiosidade e levam a criança a querer ir até o objeto, ou seja, levam ao desenvolvimento motor. Ou seja, contribuem para o desenvolvimento da inteligência, uma vez que a aprendizagem está sempre vinculada ao movimento.

Para maior aproveitamento do espaço, Maria Fernanda ganhou uma cama suspensa. Embaixo dela, uma estante baixa guarda brinquedos em caixotes, cestos e nichos. Também tem um cantinho da leitura bem fofo, com futon e porta-livros. Assim, brinquedos e livros ficam sempre ao alcance das duas. Isso tudo é bem valioso, já que a criança de 6 anos está em pleno desenvolvimento cognitivo, ligado ao conhecimento, à parte intelectual.

 

Segundo Piaget, que foi o grande estudioso do desenvolvimento cognitivo na maneira em que a criança aprende, dos 2 aos 7 anos a criança está numa etapa chamada pré-operatório, ou seja, quando ela está se preparando para o pensar.Ela ainda precisa mexer nas coisas, precisa do corpo, da parte sensorial e da parte motora para apreender o mundo. Com 7 anos, quase a idade da Maria Fernanda, é quando ela passa para a etapa Operações Concretas e começa a resolver questões e a entender as coisas através do pensamento. 

Além disso, a criança entre 5 e 6 anos, passa por uma fase que chamamos de brecha entre a fantasia e realidade, que é quando a criança se reconhece e começa a separar o que é fantasia da realidade.

Assim sendo, o espelho neste quarto é muito importante porque, literalmente, ela se vê ocupando o lugar do outro quando brinca de interpretar uma personagem, por exemplo, e se vê no espelho. Então, ela sai da fase imaginativa e vai pra realidade.

 

Para a bebê Mariana, o espelho também é um estímulo visual que a faz iniciar esse processo, que é longo, de se reconhecer e conhecer as partes do seu corpo.

 

O espelho com a barra de apoio vai ajudá-la na aquisição de novos movimentos, no fortalecimentos dos seus músculos da perna, abdômen e bracinhos e ela ainda vai se divertir com as caretas que vai experimentar - afinal, espelhos foram feitos para isso! 

Pois é, as brincadeiras serão muitas nesse quarto que ainda conta com uma mesinha e cadeirinhas, lousa branca para canetinhas, régua de crescimento, cabideiro para fantasias... 

Um ambiente completo, organizado, leve e acolhedor - tem todo o básico que uma criança precisa!

 

Vídeo produzido por Bárbara Baptista - @arq.barbarabaptista

MARCAS PARCEIRAS DO AMBIENTE

Colchonete dobrável e futon leitura: Hello Decor - @hellodecor_  

Poltrona e mesinha lateral: Ameise Design - @ameisedesign   

Enxoval: Betsy Decor - @betsy.decor   

Papel de parede: Nara Maitre - @naramaitrekids 


Hanger de macramê: Studio Gaia - @studio__gaia   

Render: Eliane Ferrari @ferriani_arquitetura 

PRODUTOS ATELIÊ BAOBÁ PRESENTES NESTE AMBIENTE

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER