espaço sensÓ​rio-perceptivo psicomotor 

Assinado por Lá Na Teka

1/9

Aqui levamos a vocês uma nova proposta de ambiente. Desenvolvido pelas arquitetas Anike Tomanik e Kalyn Diegues, do Lá Na Teka, o espaço traz design  humanizado. Com estrutura baseada em arcos, ele foi todinho pensado de forma a estimular o desenvolvimento sensório-perceptivo e psicomotor das crianças.  Notem que, ao entrar no espaço, começamos com um piso convidativo e que setoriza a sala. Esse piso de modelo vinílico foi escolhido por ser um material de fácil manutenção - pode ser molhado e ainda é agradável ao toque – e traz um desenho que é rebatido no forro em madeira com iluminação indireta, perfeito para criar aconchego.

Logo em frente, um dos destaques do projeto é a horta plantada nos caixotes de madeira e os vasinhos no porta-livros de chão. Uma releitura de peças para organizar brinquedos e livros que, aqui, ganham papel fundamental no estímulo à biofilia. Biofilia é, ao pé da letra, amor pela vida. Mas seu conceito é mais amplo e trata da importância de se ter vivências com a natureza. Além do bem-estar que todos já sabemos que ela traz, essa relação fortalece o senso de pertencimento da criança ao mundo e permite aprender sobre os processos naturais da vida.

 

Mais do que isso, colabora para a sensibilidade da criança de se colocar no lugar do outro. Ela aprende a importância do cuidar e percebe a dimensão de sua responsabilidade frente a outro ser vivo. Quando não se tem esse contato próximo com a natureza, em teoria, o desenvolvimento humano pode ser comprometido.

 

Para completar, alguns pontos se destacam: a escolha da madeira com acabamento natural em lâminas de pinus em toda a estrutura do projeto, o grande vão da janela que permite a integração do ambiente interno com o externo e a abundante entrada de luz natural são outros recursos explorados, que reforçam a intenção de trazer a natureza para bem perto dos pitucos. Ah! Olhem só para a hortinha, que propicia a experimentação de sabores, aromas e texturas, ou seja, estimula muito bem os sentidos!

À direita da janela, uma mini bancada com uma pia serve de apoio para a horta e para as atividades que envolvem água. Não se trabalha a criança sem brincadeiras com água! Da mesma forma, com areia. Por isso, um tanque de areia não poderia faltar! Esses são dois elementos que proporcionam estímulos sensoriais por meio de texturas e temperaturas: estímulos perceptivos, por exemplo, através das formas da água em diferentes recipientes ou da areia em suas infinitas modelagens e estímulos motores, com os movimentos do próprio corpo durante as atividades propostas. 

Não há como não notar essa grande estante. Com nichos, portas, cestos e arcos, ela acomoda todo o material de apoio para trabalhos manuais, entre eles tintas, argila, tecidos etc. Uma mesinha de atividades e um “ninho" em forma circular acolhe o pituco para que se sinta seguro nos momentos de conversa e contação de histórias

 

 

No outro lado do espaço, na parede esquerda, uma estrutura foi projetada pensando especialmente nos trabalhos de desenvolvimento motor. Começamos pela releitura do espaldar, transformando-o em um grande arco associado a outros dois arcos, cada um com diferentes possibilidades quando associados a equipamentos de fisioterapia. Assim como as bolas terapêuticas, fazendo uma alusão à uma piscina de bolinhas, argolas olímpicas, parede de escalada e balanço.

 

Mas saiba: quando se trabalha a parte motora em uma criança, quase que automaticamente se desenvolve a área perceptiva - que é a percepção de movimento, corpo, espaço - e, se algum material está sendo usado, como uma bola, a parte sensorial também está sendo trabalhada: dura, mole, quente, fria etc. 

 

Por fim, é interessante notar que é um espaço com cores neutras, sem desenhos na parede que podem acabar por estimular em excesso e distrair a criança, tirando-a do foco que o terapeuta gostaria de  trabalhar. 

 

Um cantinho só deles, para eles. Completo, seguro e muito prático para trabalhar o desenvolvimento infantil.

 

Vídeo produzido por @arq.barbara.baptista

MARCAS PARCEIRAS DO AMBIENTE

Papel de parede: Ameise Design - @ameisedesign  

Almofadas e bonecos: Coelho na Lua - @coelhonalua  

Piso vinílico: Tarkett Brasil - @tarkettbrasil  

Iluminação geral: Prime Iluminação - @primeiluminacao  

Piso: Prime Revestimentos - @revestimentosprime  

 

Render: IN Studio 3D - @instudio3d

PRODUTOS ATELIÊ BAOBÁ PRESENTES NESTE AMBIENTE

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER