"enquanto seu lobo não vem" 

História de dois irmãos que não querem emprestar os brinquedos e, com muita criatividade e leveza, sua mãe resolveu o conflito.

Cenário por
@nicolemoasarquitetura

Até os 6 anos, a dificuldade em emprestar brinquedos é natural em toda criança. E cabe aos pais saber lidar de forma leve e lúdica com esse conflito, que acontece com frequência na casa de Pedro e Tomé. O quarto compartilhado pelos dois meninos foi projetado pela arquiteta Nicole Moas.

Segundo Nicole, a história mostra que, para uma boa convivência entre dois irmãos, o quarto precisa ter cantinhos bem demarcados para cada um afirmar a sua identidade, ao mesmo tempo em que se faz importante um espaço para brincarem juntos. Espaço para o "meu", o "seu" e o "nosso", como mostram os caixotes de brinquedos.

O ambiente, de 20 m2, conta com um amplo espaço

para, por exemplo, a brincadeira de pega-pega, proposta pela mãe dos meninos para solucionar a briga. Além do espaço central livre, o projeto conta com um circuito em marcenaria, com "sobes e desces", cordas, redes e escadas, com todo o mezanino podendo ser percorrido de um lado até o outro. Muito divertido e importante para o desenvolvimento motor!

Outra característica que torna o projeto cenário da história é a decoração lúdica que remete a uma floresta - "enquanto Seu lobo não vem": todas as paredes e o teto são revestidos em madeira e o pilar redondo - estrutura existente do quarto - deu origem a uma árvore, com planos redondos marcando sua copa e um balanço pendurado nela.

O cabideiro grande com fantasias e a parede de escalada estimulam a brincadeira, mas outros cantinhos convidam os irmãos ao relaxamento - cada um em um cantinho. Na parte de cima, a rede para deitar ao lado da prateleira canaleta com livros e, na parte de baixo, uma estrutura estofada em forma de gomos envolve uma das camas e serve como amortecimento para o "cano de descida".

O quarto com decoração clean e minimalista apresenta, portanto, espaços de individualidade e espaços de compartilhamento, sendo este último voltado à brincadeira e à imaginação - recursos que a mãe de Pedro e de Tomé sempre recorre para apaziguar as crises.

1/6

PRODUTOS ATELIÊ BAOBÁ PRESENTES NESTE AMBIENTE

(para arquitetos e designers)