balanço de teto

O balanço é um brinquedo que estimula tanto o desenvolvimento físico-motor quanto o desenvolvimento afetivo-emocional da criança.

Ao balançar-se, sentadinha, ela vai dominando o seu corpinho e vai aprendendo a usar os movimentos: o peso do tronco para frente e para trás e o jogo das pernas que esticam e encolhem.

 

Mas o mais interessante e, talvez, importante deste brinquedo é que pode acalmar a criança e seu movimento tende a trazer um enorme prazer a ela. Afinal, é divertido balançar-se!

O balanço de teto também proporciona brincadeiras maravilhosas de aproximação e distanciamento, por exemplo: quando o balanço chega perto, a mãe demonstra uma surpresa. A criança ri e se diverte. Depois, o balanço se afasta e, com isso, a mamãe afasta. E a criança vai aprendendo que a mãe não some da visão dela. Ela vai aprendendo a lidar com essa distancia física da mãe e que a mamãe vai e volta, vai e volta, vai e volta. Isso é excelente para lidar com a angústia da separação.

A angústia da separação é a primeira angustia do ser humano, que começa aos 8 meses e tem sua elaboração por volta dos 3 ou 4 anos - para umas crianças mais cedo e para outras, mais tarde.

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER