régua do crescimento

A régua do crescimento é um "objeto brinquedo" muito importante tanto para os pitucos quanto para os pais. 

 

Leva a criança à compreensão do seu desenvolvimento no tempo e no espaço em que vive, a adquirir a noção do tamanho do seu corpo com relação a sua idade e a entender as diferenças de altura com relação a si e ao outro. Ou seja, desenvolve as noções de tamanho (maior e menor) através das experiências concretas e corporais, contribuindo assim com o seu desenvolvimento cognitivo e intelectual. A criança aprende de uma forma concreta!

 

Cada nova marcação na régua de crescimento transforma-se em uma linda recordação da própria infância, despertando emoções afetivas na história de vida de cada um. Junte seu núcleo familiar para esse momento tão gostoso, que aproxima adultos e pitucos em volta de um interesse comum. 

 

Se você tem mais de um filho, a régua de crescimento pode ser um instrumento muito interessante para transmitir a noção de hierarquia para eles. E a hierarquia, é o princípio da ordem. Por exemplo, para o pituco mais velho, mostrar as vantagens de crescer e ser maior: “- Você está maior e já mede tudo isso, por isso já pode escovar os dentes sozinho. Mas seu irmão é pequenininho, por isso a mamãe ainda precisa ajudá-lo nessa tarefa.”. Ou para os pitucos menores: “- Você ainda é pequeno e não pode ir com seu irmão brincar na casa do amiguinho. Mas quando você chegar nesta altura, você também vai poder”. Sempre apontando marcação na régua. 

 

Ideias para brincar com a régua de crescimento: brincar de procurar um objeto do mesmo tamanho da nova diferença na altura: um limão, uma laranja, um carrinho, um sapato… e medir a altura do pulo mais alto que a criançada consegue dar.

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER